AULA INAUGURAL EMOCIONA ESTUDANTES E PROFESSORES

Na noite de hoje, 4 de fevereiro, ocorreu a aula inaugural do primeiro semestre da FAMASUL 2021.1. Os dois palestrantes muito se destacaram, quando discorreram sobre temas motivadores. A emoção passou para os internautas que fizeram muitas declarações de aprovação ao evento, como estas: “A Famasul foi muito feliz na escolha dos palestrantes” (Lidi Lima); “?Parabéns à equipe da FAMASUL pelo convite aos professores de referência” (Profª Albertina Melo);?“Parabéns! Ótima palestra (Laísa Barbosa); “Tinha que ser essa palestra para eu me sentir melhor neste momento de crise” (Beatriz Eduarda); e “Ótimo início de aulas. Excelente começar com essas reflexões” (Zerlany Gomes).

O primeiro palestrante foi Inaldo Soares (Psicanalista clínico e didata, Doutor em Educação e Psicanálise Clínica) fez sua exposição realçando a MOTIVAÇÃO PARA OS FORTES. Tratou da força das emoções e dos cuidados que devemos ter para com o outro, mas lembrou que “Nós não somos responsáveis pela emoção do outro. O outro não precisa da nossa aprovação para viver a vida dele. Por isso, é preciso ter autoconhecimento, autocontrole, automotivação para um bom relacionamento interpessoal.” Lembrando Platão, trouxe à tona a alegoria da Carruagem: “Segundo o filósofo grego, nós somos a carruagem; as rédeas são os pensamentos; e os cavalos os sentimentos. Quanto mais controlarmos as rédeas (os nossos pensamentos), melhor nós temos condições viver. Instigou cada um viver, amar e compartilhar cada instante com prazer: Amem, intensamente, porque é pequena a primavera da vida. – Concluiu

Lourdes Melo (ex-diretora da Facip e, por muitos anos, professora da Famasul, psicóloga e Coordenadora de Formação Continuada da UFPE/PROGEPE e Mestre em Gestão Pública pela UFPE), também fez excelente palestra acerca das COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Refletiu como éramos antes da pandemia, como somos agora e como seremos depois. Na sua opinião, tal observação revela grande impacto na sociedade e que durante o último ano houve um aumento de casos de pessoas com nível elevado de tristeza, medo e melancolia. Isso foi potencializado pela condição de que as pessoas ficaram reclusas, isoladas. A psicóloga disse ainda que isso é algo muito grave, pois continua acontecendo, nesse momento. De forma alentadora, a professora Lourdes reconheceu que estamos nos aproximando de um horizonte que se amplia com a possibilidade da vacina para todos e, de forma alentadora, finalizou dizendo: Precisamos ser fortes, mesmo em um cenário de fragilidades.

As palestras serviram de estímulo para o grupo de estudantes e professores que acompanharam a transmissão ao vivo e consideraram muito importantes para um início de semestre. Mesmo diante das dificuldades que atravessamos no Brasil e no mundo, mas temos o senso de responsabilidade para fazer uma educação no ensino superior da melhor forma possível.

A aula está disponível no canal do Youtube:

famasul faculdade

© 2021 Famasul - todos os direitos reservados.