Publicada em 25/08/2016.
Ciências Biológicas

DADOS GERAIS DO CURSO

Unidade Mantenedora: Autarquia Educacional da Mata Sul – AEMASUL

Unidade de Ensino: Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL

Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas

Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da  Terra

Local de Realização do Curso: FAMASUL

BR 101 Sul Km 186 – Campus Universitário CEP 55.540-000- Palmares  - PE. Telefax: (0xx81) 3661.0625.

Fundamentação Legal: Portaria de Reconhecimento  n.o 1170/92. Renovação de Reconhecimento Parecer CEE/PE Nº 65/2007 – CES.   

Horário de Funcionamento: Noturno (Segunda a  Sexta Feira ).

Duração do Curso: 4  anos  (8  semestres)

Duração máxima do curso: 07 (sete) anos

Carga Horária: 3100 horas/aulas, incluída  800 horas de Estágio Supervisionado, 400 horas de prática pedagógica e 200 horas de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais. Resolução nº 02, CP/CNE de 19.02.2002.

Estrutura do Curso: O Art. 2°. da Resolução CNE/CP 1/02.

Regime  Acadêmico: Sistema de Créditos

Número  de Créditos: 1887 créditos

Título do Graduado: Licenciado em Ciências Biológicas.

2. OBJETIVOS

2.1. Geral:

Garantir ao futuro Licenciado uma formação profissional sólida e ampla, baseada numa integração das diversas áreas, com as competências, habilidades e posturas que permita a plena atuação na pesquisa, ensino e extensão de todas as áreas da Biologia.

Específicos: 

Atuar no magistério de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio;

Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas;

Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;

Elaborar e executar projetos;

Utilizar o conhecimento socialmente acumulado na produção de novos conhecimentos, tendo a compreensão desse processo a fim de utiliza-lo de forma crítica e com critérios de relevância social;

Desenvolver ações estratégicas para diagnóstico de problemas, encaminhamento de soluções e tomadas de decisões;

Atuar em prol da preservação da biodiversidade, considerando às necessidades de desenvolvimentos inerentes à espécie humana;

Desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação, preparando-se para inserção num mercado de trabalho em contínua transformação,

Organizar, coordenar e participar de equipes multiprofissionais;

Gerenciar e executar tarefas técnicas nas diferentes áreas do conhecimento biológico, no âmbito de sua formação.

Estes objetivos são atingidos, posto que, a partir da aproximação entre teoria e prática, é realizada a articulação entre o ensino e a pesquisa como o ponto de orientação da formação profissional.


3. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ALUNO

O aluno desenvolve na FAMASUL, ao longo da Licenciatura em Biologia, as seguintes competências e habilidades:

Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratório.

Possuir capacidade critica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de sua relação com o contexto cultural, socioeconômico e político.

Identificar o processo de ensino/aprendizagem como processo humano de construção.

Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção.

Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional.

Ter interesse no aperfeiçoamento contínuo, curiosidade e capacidade para estudos extracurriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas com o ensino de Biologia, bem como para acompanhar às rápidas mudanças tecnológicas oferecidas pela interdisciplinaridade como forma de garantir a qualidade do ensino.

Compreender e interpretar impactos do desenvolvimento científico e biotecnológico na sociedade e no meio ambiente.

Saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para Biologia, inclusive as disponíveis nas diversas inovações tecnológicas, que possibilitem à contínua atualização técnica, científica, humanista e pedagógica.

Saber interpretar e utilizar as diferentes formas de representações (Tabelas, gráficos, símbolos, expressões, etc.).

Saber escrever e avaliar criticamente os materiais didáticos, como livros, apostilas, programas computacionais e materiais alternativos.

Saber propor projetos e escrever cientificamente os resultados de pesquisa na linguagem educacional, oral e escritos (textos, relatórios, pareceres, “pôsteres”, internet, etc.) em idioma pátrio.

Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problema de ensino/aprendizagem.

Saber trabalhar em laboratório e saber usar a experimentação em Biologia como recurso didático.

Conhecer teorias pedagógicas que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional.

Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Biologia.

Exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio às dificuldades do magistério.

Dirigir, gerenciar e administrar Fundações, Entidades Autárquicas, Institutos, Empresas mistas e similares da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal que atuam nos setores ligados direta ou indiretamente às Ciências Biológicas, no âmbito de sua especialidade.

Realizar exames, vistorias, perícias, avaliações e arbitragens, assinar pareceres e laudos técnicos relacionados com os seres vivos e os ambientes naturais, de acordo com o currículo realizado.

3.1. Perfil do profissional formado.

 O Biólogo deve ter qualificação técnica - científica que o habilite no cumprimento das atribuições que lhe são permitidas pela legislação (Leis nº 6684/79 e 701/82; Decreto Presidencial nº 88438/83) e regidas pelo código de Ética estabelecido pelo Conselho Federal de Biologia. Desta forma, o licenciado deve ter formação generalista, mais sólida e abrangente em conteúdos das diversas áreas da Biologia e ser capaz de exercer funções de Ensino, Supervisão, Coordenação e Execução de trabalhos relacionados às Ciências Biológicas com vistas à Conservação, Preservação, Saneamento e Melhoramento do Meio Ambiente. Erradicação de problemas ambientais, Manejo e Melhoramento de Organismos,
MATRIZ CURRICULAR

I PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DBIO 6001

Biologia Celular e Molecular

60

04

.........

DFP 5000

Introdução à Educação

60

04

.........

DLET 2101

Leitura e Produção de Texto

60

04

.........

DFP-5104

Metodologia Científica

60

04

.........

DBIO-9300

Química Geral

60

04

.........

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0001

Pratica Pedagógica I

60

04

.........

TOTAIS

 

385

24

 

 

II PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DHIS 3002

Ética, Cidadania e Realidade Brasileira

30

02

.........

DBIO-6100

Matemática Aplicada à Ciência Biológica

30

02

.........

DFP-5700

Filosofia da Educação

30

02

.........

DBIO 6755

Ecologia Geral

60

04

.........

DBIO-6301

Química Orgânica

60

04

DBIO-9300

DBIO-6608

Zoologia dos Invertebrados

60

04

.........

DFP 5602

Sociologia da Educação

30

02

---------

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0002

Prática Pedagógica II

60

04

.........

TOTAIS

 

385

24

 

 

III PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DFP 5100

Psicologia da Educação I

60

04

.........

DBIO 6103

Histologia e Embriologia

60

04

DBIO 6001

DBIO 6802

Bioestatística

30

02

DBIO 6100

DBIO 6602

Zoologia dos Vertebrados

60

04

DBIO 6608

DBIO 6500

Morfologia e Anatomia Vegetal

60

04

.........

DBIO 6400

Geologia Geral

30

02

DBIO-9300

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0003

Prática Pedagógica III

60

04

.........

TOTAIS

 

385

24

 

 

IV PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DFP 5304

Didática Geral

60

04

DFP 5100

DBIO 6700

Bioquímica I

60

04

DBIO-6301

DFP 5101

Psicologia da Educação II

60

04

DFP 5100

DBIO 6504

Botânica Sistemática

60

04

DBIO 6500

DBIO 6910

Parasitologia Geral

60

04

DBIO 6608

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0004

Prática Pedagógica IV

70

05

.........

TOTAIS

 

395

25

 

 

V PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DFP 5404

Organização da Educação Básica

60

04

 

DBIO 6882

Elementos de Anatomia Comparada

60

04

DBIO 6602

DBIO 6701

Bioquímica II                                         

30

02

DBIO 6700

DBIO 6702

Microbiologia e Imunologia

30

02

DBIO 6001

DBIO 6800

Genética Geral

60

04

DBIO 6001

DBIO 6806

Educação e Legislação Ambiental

60

04

DBIO 6755

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0005

Prática Pedagógica V

60

04

.........

TOTAIS

 

385

24

 

 

VI PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DBIO 6503

Fisiologia Vegetal

60

04

DBIO 6504

DBIO 6900

Entomologia Geral

60

04

DBIO 6608

DBIO 6801

Genética e Evolução

60

04

DBIO 6800

DFP 5311

Estágio Supervisionado I

120

08

DFP 5304

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0006

Prática Pedagógica VI

30

02

.........

TOTAIS

 

355

22

 

 

VII PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DFP 5306

Didática do Ensino das Ciências Biológicas

30

02

DFP 5304

DBIO 6886

Fisiologia Humana

60

04

DBIO 6103

DBIO-6807

Fundamentos de Paleontologia e Biogeografia

30

02

DBIO 6602

DFP 5312

Estágio Supervisionado II

150

10

DFP 5311

 

Eletiva

30

02

 

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0007

Prática Pedagógica VII

30

02

.........

TOTAIS

 

455

22

.........

 

VIII PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DBIO 6887

Fisiologia Geral e Comparada

30

02

DBIO 6886.

DBIO 6003

TCC (Trabalho de conclusão de Curso)

60

04

.........

DFP 5313

Estágio Supervisionado III

150

10

DFP 5312

DBIO 6775

Biofísica

60

04

.........

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0008

Prática Pedagógica VIII

30

02

.........

TOTAIS

 

355

22

 

DISCIPLINAS ELETIVAS

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DBIO-6603

Mastozoologia

30

02

-----------------

DBIO-6604

Zoologia Econômica

30

02

-----------------

DBIO-9301

Técnicas no estudo da Zoologia

30

02

-----------------

DBIO-6606

Comportamento Animal

30

02

-----------------

DBIO-6804

Genética e Biotecnologia

30

02

-----------------

DBIO-6607

Conservação do Meio Ambiente

30

02

-----------------

DBIO-6000

Fundamentos das Ciências Biológicas

30

02

-----------------

DFP-5201

Introdução à Pesquisa em Biologia

30

02

-----------------

DMAT-1801

Introdução à Microinformática

30

02

-----------------

DBIO-6920

Higiene e Saúde

30

02

-----------------

DBIO-6101

Física Aplicada à Biologia

30

02

-----------------

Obs.:  Obrigatório o cumprimento de 200 horas  de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais. Resolução  nº 02, CP/CNE de 19.02.2002.

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