Publicada em 06/08/2017.
História

Dados Gerais do Curso

Unidade Mantenedora: Autarquia Educacional da Mata Sul - AEMASUL

Unidade de Ensino: Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- FAMASUL

Curso: Licenciatura em História

Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Local de Realização do Curso: FAMASUL

BR 101 Sul km 186 – Campus Universitário CEP 55.540-000 - Palmares /PE.   Tele fax: (0xx81) 3661.0625

Fundamentação Legal: Portaria de Reconhecimento  n.o 1069/92. Renovação de Reconhecimento Parecer CEE Nº 101/2008-CES.

Horário de Funcionamento: Noturno (Segunda a  Sexta -Feira).

Duração do Curso: 4  anos (8  semestres)

Duração máxima do Curso: 07 (sete) anos

Carga Horária: 3.000 horas, incluídas  800 horas de Prática de Ensino e 200 horas de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais. Resolução nº 02, CP/CNE de 19.02.2002.

Estrutura do Curso: O Art. 2° da Resolução CNE/CP 1/02.

Regime Acadêmico: Sistema  de   Créditos.

Número  de Créditos: 189 créditos

Título do Graduado: Licenciado em História.

2. OBJETIVOS

2.1. Geral:

Possibilitar uma formação baseada na construção prática e teórica do conhecimento histórico, cujas competências e habilidades objetivem o ensino, a pesquisa e a extensão voltados para transformação da sociedade, onde o aluno conceba-se, enquanto cidadão e profissional da educação, imerso em uma dada comunidade historicamente localizada.

Específicos:

Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas;

Situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos;

Questionar sua realidade, identificando problemas e possíveis soluções, conhecendo formas político-institucionais e organizações da sociedade civil que possibilitem modos de atuação;

Dominar procedimentos de pesquisa e de produção de textos, aprendendo a observar e colher informações em bibliografias e fontes documentais diversas, selecionar eventos e sujeitos históricos e estabelecer relações entre eles no tempo, observar e perceber transformações, permanências, identificando ritmos e durações temporais, reconhecer autorias nas obras e distinguir diferentes versões históricas, conceitos históricos e suas relações com contextos;

Refletir sobre as transformações tecnológicas e as modificações que elas geram no modo de vida das populações e nas relações de trabalho;

Contextualizar as diferentes temporalidades, reconhecendo dialeticamente diferenças e semelhanças entre relações de produção e de trabalho;

Utilizar fontes históricas para melhor embasar suas fundamentações teóricas no estudo da história da humanidade;

Dominar, portanto, os fundamentos didático-pedagógicos, construídos para o pleno exercício do ensino da História nos níveis fundamental e médio da educação básica.

Estes objetivos são atingidos, posto que, a partir da aproximação entre teoria e prática, é realizada a articulação entre o ensino e a pesquisa como o ponto de orientação da formação profissional.

3. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ALUNO

O aluno desenvolve na FAMASUL, ao longo da Licenciatura em História, as seguintes competências e habilidades:

Pautar princípios e valores da ética democrática e profissional, reconhecendo e respeitando a diversidade dos sujeitos sociais;

•       Atuar com criticidade e autonomia intelectual, posicionando-se diante das situações sociais e políticas;

•       Dominar as diferentes concepções teórico-metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sociais e históricas;

•       Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;

•     Conhecer os conteúdos básicos referentes às diferentes épocas históricas e regiões do mundo;

    Organizar e dirigir situações de aprendizagem cujos conteúdos e objetivos valorizem o conhecimento histórico e suas mediações com a atualidade;

    Trabalhar a partir das representações dos alunos a reflexão analítica e critica sobre a história, a sociedade, a política, a economia e a cultura;

    Planejar atividades de avaliação a partir de “erros” e obstáculos detectados no processo de ensino-aprendizagem em História;

    Construir dispositivos ou sequências didáticas dos conteúdos básicos, que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem da disciplina no Ensino Fundamental e no Ensino Médio;

    Envolver os alunos em projetos de pesquisa que garantam a percepção de diferentes contextos interculturais;

    Utilizar os recursos multimídia para dinamizar os processos de ensino-aprendizagem da disciplina, mobilizando diversas linguagens que intercedem o conhecimento histórico, suas reflexões e debates;

    Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos históricos para os diferentes níveis de ensino.

 

3.1. Perfil do profissional formado.
Profissionais de História que, ao final da graduação, apresentem-se intelectualmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com o conhecimento histórico produzido, especialmente com o debate sobre o ensino da História, seus conteúdos, objetivos e correntes historiográficas, conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com os alunos, a escola e a comunidade. Estes profissionais deverão ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas ao conhecimento histórico.

MATRIZ CURRICULAR

I PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DHIS-3101

Pré-História

60

04

.........

DHIS-3100

Introdução aos Estudos Históricos

60

04

.........

DLET-2101

Leitura e Produção de Texto

60

04

.........

DFP-5000

Introdução a  Educação

60

04

.........

DFP-5104

Metodologia Científica e da Pesquisa

60

04

.........

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0001

Prática Pedagógica I

60

04

---------

TOTAL

 

385

24

 

 

 

 

 

 

 

II PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DHIS-3202

Antropologia Cultural

60

04

.........

DHIS-3203

Teoria da História

60

04

.........

DHIS-3300

História Antiga I

60

04

DHIS-3101

DFP-5700

Filosofia  da Educação

30

02

.........

DHIS-3400

Economia Política I

60

04

.........

DMAT-1801

Informática da Educação

30

02

---------

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0002

Prática Pedagógica II

60

04

 

TOTAL

 

385

24

 

 

III PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DHIS-3310

História Medieval I

60

04

DHIS - 3300

DHIS-3301

História Antiga II

60

04

DHIS-3300

DHIS-3540

Historiografia Brasileira

60

04

DHIS-3100

DHIS-3401

Economia Política II

60

04

DHIS-3400

DFP-5100

Psicologia da Educação I

60

04

.........

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0003

Prática Pedagógica III

60

04

............

TOTAL

 

385

24

 

 

IV PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DHIS-3311

História Medieval II

60

04

DHIS-3310

DFP-5602

Sociologia da Educação

30

02

--------

DHIS-3620

História da América I

60

04

.........

DFP-5101

Psicologia da Educação II

60

04

DFP-5100

 

Eletiva

30

02

----------

DFP-5304

Didática Geral

60

04

DFP-5100

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0004

Prática Pedagógica IV

60

04

..........

TOTAL

 

385

24

 

 

V PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DHIS-3500

História do Brasil I

60

04

DHIS-3620

DHIS-3320

História Moderna I

60

04

DHIS-3311

DHIS-3621

História da América II

60

04

DHIS-3620

DHIS-3600

Metodologia da História

30

02

.........

DHIS-3002

Ética, cidadania e realidade brasileira

30

02

--------

DFP-5404

Organização da Educação Básica

60

04

----------

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0005

Prática Pedagógica V

70

05

............

TOTAL

 

395

25

 

 

VI PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DHIS-3501

História do Brasil II

60

04

DHIS-3500

DHIS-3510

História do Nordeste

30

02

-----------

DHIS-3321

História Moderna II

60

04

DHIS-3320

DFP-5311

Estágio Supervisionado I

120

08

DFP-5304

DHIS-3800

História da África

30

02

----------

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0006

Prática Pedagógica VI

30

02

............

TOTAL

 

355

24

 

 

VII PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DHIS-3330

História Contemporânea I

60

04

----------

DHIS-3502

História do Brasil III

60

04

DHIS-3501

DHIS-3511

História da Cultura do Nordeste

30

02

-----------

DFP-5312

Estágio Supervisionado II

150

10

DFP-5311

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0007

Prática Pedagógica VII

30

02

----------

TOTAL

 

355

22

 

 

VIII PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DHIS-3331

História Contemporânea II

60

04

DHIS-3330

DHIS-6003

T.C.C.

30

02

------

DFP-5313

Estágio Supervisionado III

150

10

DFP-5312

DHIS-3520

História de Pernambuco

30

02

DHIS-3510

DFP-5314

Libras

30

02

---------

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0008

Prática Pedagógica VIII

30

02

...........

TOTAL

 

355

22

 

DISCIPLINAS ELETIVAS

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C/H

CRED.

PRÉ-REQUISITOS

DHIS-3801

Museologia

30

02

....................

DHIS-3803

História Econômica do Brasil

30

02

....................

DHIS-3808

Filosofia da História

30

02

....................

DHIS-3806

Geografia Humana do Brasil

30

02

....................

DHIS-3804

História Contemporânea das Sociedades Orientais

30

02

....................

DHIS-3809

Introdução aos Estudos Teológicos

30

02

....................

DHIS-3810

Arqueologia do Brasil

30

02

....................

DHIS-3800

Paleografia

30

02

....................

DHIS-3807

História do Cinema Brasileiro

30

02

....................

DHIS-3700

História das Idéias Políticas e Sociais

30

02

-------------------

DHIS-3630

História da Civilização Ibérica

30

02

----------------

DGEO-4401

Cartografia Histórica

30

02

-----------------

DHIS-3550

História da Arte

30

02

--------------

    

 

Obs.:  Obrigatório o cumprimento de 200 horas  de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais. Resolução  nº 02, CP/CNE de 19.02.2002.

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