Publicada em 25/08/2016.
Matemática

DADOS GERAIS DO CURSO

Unidade Mantenedora: Autarquia Educacional da Mata Sul – AEMASUL

 

Unidade de Ensino: Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul FAMASUL

Curso: Licenciatura em Matemática

Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Local de Realização do Curso: FAMASUL - BR 101 Sul km 186 – Campus Universitário

CEP 55.540-000 – Palmares PE  Telefax: (0xx81) 3661.0625.

Fundamentação Legal: Portaria de Reconhecimento n. o 1170/92. Renovação do Reconhecimento:  Parecer CEE/PE Nº 28/2007 – CES.

Horário de Funcionamento: Noturno (Segunda a Sexta Feira )

Duração do Curso: 4  anos  (8 semestres)

Carga Horária: 3.140 incluídas  400 horas de Estágio  Supervisionado,  400  horas de Prática Pedagógica e 200 horas de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais. Resolução nº 02, CP/CNE de 19.02.2002.

Estrutura do Curso: O Art. 2°. da Resolução CNE/CP 1/02.

Regime Acadêmico: Sistema de Créditos

Número de Créditos: 196  Créditos

Duração máxima do curso: 07 (sete) anos

Título do Graduado: Licenciado em Matemática

2. OBJETIVOS

2.1. Geral:

Possibilitar uma formação baseada na construção prática e teórica do conhecimento Matemático, cujas competências e habilidades objetivem o ensino, a pesquisa e a extensão voltados para transformação da sociedade, onde o aluno conceba-se, enquanto cidadão e profissional da educação,uma visão histórica e social da Matemática, numa perspectiva construtivista e problematizadora das idéias matemáticas, privilegiando os processos e não apenas os conhecimentos matemáticos formais.

Específicos:

Conceber a Matemática como uma ciência viva, aberta, com ampla participação nas sociedades contemporâneas;

Explorar, conjecturar, experimentar e comprovar as habilidades dos futuros professores, de tal forma que cheguem a estar realmente inseridos no processo de "fazer Matemática";

Utilizar diferentes representações semióticas para uma mesma noção matemática, usando e transitando por representações simbólicas, gráficas, numéricas etc.

Compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologia para a resolução de problemas;

 Identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico cientifico na análise da situação problema; 

Estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;

Analisar, de forma articulada, os conteúdos matemáticos e sua didática;

Reconhecer o caráter de obstáculo epistemológico que possuem algumas das concepções prévias dos futuros professores, cristalizadas como produto de sua experiência anterior como estudantes de matemática.

                   Estes objetivos são atingidos, posto que, a partir da aproximação entre teoria e prática, é realizada a articulação entre o ensino e a pesquisa como o ponto de orientação da formação profissional.

3. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ALUNO
O aluno desenvolve na FAMASUL, ao longo da Licenciatura em Matemática, as seguintes competências e habilidades:

 

Desenvolver estratégia de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático, dos educandos buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e nos algoritmos;

Expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;

Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;

Compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;

Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;

Perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregados de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;

Analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;

 

Dominar as diferentes concepções teórico-metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações matemática;

Organizar e dirigir situações de aprendizagem cujos conteúdos e objetivos valorizem o conhecimento matemático e suas mediações com a atualidade;

Planejar atividades de avaliação a partir de “erros” e obstáculos detectados no processo de ensino-aprendizagem em Matemática;

Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos matemáticos para os diferentes níveis de ensino.

Envolver os alunos em projetos de pesquisa que garantam a percepção de diferentes contextos interculturais;

Utilizar os recursos multimídia para dinamizar os processos de ensino-aprendizagem da disciplina, mobilizando diversas linguagens que intercedem os conhecimentos matemáticos, suas reflexões e debates;

3.1. Perfil do profissional formado.
Profissionais de Matemática que, ao final da graduação, apresentem-se intelectualmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com o conhecimento matemático produzido, especialmente com o debate sobre o ensino da Matemática, seus conteúdos, objetivos e metodologias, conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com os alunos, a escola e a comunidade. Estes profissionais deverão ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos matemáticos.

MATRIZ CURRICULAR 

I PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DFP-5000

Introdução à Educação

60

04

.........

DFP-5204

Metodologia Científica

60

04

.........

DLET-2100

Leitura e Produção de Texto I

60

04

.........

DMAT-1005

Matemática Elementar I

60

04

.........

DMAT-1102

Geometria Plana

60

04

.........

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

..........

DFP-0001

Prática Pedagógica I

60

04

..........

TOTAL

 

385

24

 

 

II PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DMAT-1006

Matemática Elementar II

60

04

DMAT-1005

DMAT-1150

Geometria Analítica

60

04

DMAT-1102

DHIS-5602

Sociologia da Educação

60

04

...........

DFP-5700

Filosofia da Educação

60

04

...........

DLET-2200

Leitura e Produção de Texto II

60

04

DLET-2100

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

...........

DFP-0002

Prática Pedagógica II

60

04

 

TOTAL

 

385

24

...........

 

III PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DMAT- 2200

Desenho Geométrico

60

04

DMAT-1150

DMAT-1700

Física Geral I

60

04

DMAT-1006

DFP-5100

Psicologia da Educação I

60

04

...........

DMAT-1007

Matemática Elementar III

60

06

DMAT-1006

DMAT-1600

Informática

30

02

...........

DHIS 3002

Ética, Cidadania e Realidade Brasileira

30

02

...........

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

...........

DFP-0003

Prática Pedagógica III

60

04

 

TOTAL

 

385

24

...........

 

IV PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DFP-5101

Psicologia da Educação II

60

04

DFP-5100

DMAT-1701

Física Geral II

60

04

DMAT-1700

DMAT-1200

Cálculo I

60

04

DMAT-1007

DFP-5304

Didática Geral

60

04

DFP-5100

DMAT-1008

Matemática Elementar IV

60

04

DMAT-1007

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0004

Prática Pedagógica IV

60

04

 

TOTAL

 

385

24

............

 

V PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DMAT-1152

Geometria Espacial

60

04

DMAT-2200

DFP-5404

Organização  da  Educação  Básica

60

04

............

DMAT-1201

Cálculo II

60

04

DMAT-1200

DMAT-1109

Matemática  Elementar V

60

04

DMAT-1008

DMAT-1702

Física Geral III

60

04

DMAT-1701

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0005

Prática Pedagógica V

60

04

 

TOTAL

 

385

24

..............

 

VI PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DMAT-1651

Probabilidade e Estatística

60

04

DMAT-1109

DMAT-1202

Cálculo III

60

04

DMAT-1201

DMAT-1302

Álgebra Linear

60

04

DMAT-1007

DFP-5311

Estágio Supervisionado I

105

07

DFP-5304

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

..............

DFP-0006

Prática Pedagógica VI

60

04

 

TOTAL

 

370

23

..............

 

VII PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DMAT-1510

Estruturas Algébricas

60

04

DMAT-1702

DMAT-1203

Cálculo IV

60

04

DMAT-1202

DMAT-1550

Cálculo Numérico

60

04

DMAT-1006

DFP-5312

Estágio Supervisionado II

120

08

DFP-5311

DFP-5305

Didática da Matemática

60

04

DFP-5101

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

DFP-0007

Prática Pedagógica VII

45

03

 

TOTAL

 

430

27

..............

 

VIII PERÍODO

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C.H.

CRÉD.

PRÉ-REQUISITOS

DMAT-1410

Análise Real

60

04

DMAT-1203

DFP-5313

Estágio Supervisionado III

180

12

DFP-5312

DMAT-2008

T. C. C.

90

06

 

 

Eletiva

60

04

 

 

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

25

 

 

TOTAL

 

415

26

 

 

DICIPLINAS ELETIVAS

CÓDIGOS

DISCIPLINAS

C/H

CRED.

PRÉ-REQUISITOS

DMAT-2001

Lógica

60

04

-----------

DMAT-2002

Fundamentos da Matemática

60

04

..............

DMAT-2003

Variáveis Complexas

60

04

..............

DMAT-2004

Matemática Financeira

60

04

..............

DBIO-6802

Educação Ambiental

60

04

..............

DMAT-2005

Tópicos Específicos de Matemática

60

04

..............

DMAT-2006

Problemas e Tendências em Educação Matemática

60

04

..............

DMAT-2007

Metodologia e Conteúdo do Ensino da Matemática

60

04

..............

 

Obs.:  Obrigatório o cumprimento de 200 horas  de ATIVIDADES COMPLEMENTARES  (Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.

Copyright © 2017 Famasul - todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rodrigo TI