Publicada em 26/02/2018.
AEMASUL PARTICIPA DE 4º SEMINÁRIO PERNAMBUCO PELA EDUCAÇÃO

O evento, ocorrido no IFPE/Barreiros, contou com a presença do ministro da Educação e de autoridades estaduais da pasta.

(Imagem: Portal MEC)

Um grande evento na área de educação reuniu importantes autoridades pernambucanas e do Governo Federal, em Barreiros, na Mata Sul do estado, na manhã desta segunda-feira (26), para discutir estratégias de financiamento e planejamento no ensino de jovens na Educação Básica. O seminário contou com a presença do presidente da AEMASUL (Autarquia Educacional da Mata Sul), do vice-prefeito de Palmares, Agenaldo Lessa e da Secretária de Educação, Elizângela Neves.

A cerimônia de abertura do 4º seminário Pernambuco pela Educação ocorreu às 09h, no campus do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco). O evento teve como objetivo discutir, junto com autoridades da área educacional em Pernambuco e em todo o país, os caminhos mais eficazes para a melhoria do desempenho de estudantes na educação de base, sobretudo na oralidade, leitura e na escrita. De acordo com dados divulgados pela ANA (Avaliação nacional de Aprendizagem), sete em cada dez alunos em Pernambuco têm desempenho insuficiente em leitura e cinco em escrita.

Para o professor Marcos Roque, presidente da AEMASUL, a presença da Autarquia nesse seminário tem um significado importante para a Mata Sul, uma vez que a instituição está há quase cinco décadas no mercado de formação de professores para toda a região:

- “A Educação é o pilar mais importante para construirmos um futuro melhor para o país. E a AEMASUL tem uma função primordial nessa missão, que é a de formar professores qualificados e que ofereçam nas salas de aula uma educação de qualidade.”, disse.

As palestras contaram com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho; do presidente do Instituto Co-Responsabilidade pela Educação, Marcos Magalhães; e do secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares.  O evento foi organizado pelo Movimento Pernambuco pela Educação, sob a coordenação do Sistema Jornal do Commercio, com o apoio da TV Escola, do Instituto Ayrton Senna, da UNESCO e da FUNDAJ/MEC.