Publicada em 18/03/2018.
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA MODERNIZA AULAS NA FAMASUL E FACIP

 

Com dezenas de computadores avançados e ambiente climatizado, professores e alunos constroem com qualidade o conhecimento científico.

 

 O ano letivo 2018.1 começou e os estudantes dos cursos de licenciatura, bacharelado e de nível tecnólogo da FAMASUL/FACIP já estão em pleno processo de formação acadêmica. Além de aulas ministradas com excelência por uma qualificada equipe de professores especialistas, mestres e doutores, o corpo discente conta também com um recurso tecnológico de boa qualidade: o moderno laboratório de informática do campus universitário.

 Com 20 computadores avançados, ambiente climatizado e internet de ótima qualidade, os professores podem realizar suas aulas diretamente no laboratório, desenvolvendo pesquisas, analisando dados empíricos ou criando projetos de iniciação científica. É o caso do professor Giordany Bruno, que ministrou, na última semana, aulas no âmbito dos cursos de Gestão em Recursos Humanos, além Pedagogia, Matemática e Ciências Biológicas, dentro do laboratório.

 Segundo ele, a utilização do espaço virtual permite uma abordagem mais direta e prática de  conceitos antes discutidos apenas no plano teórico em sala de aula, o que tem um reflexo positivo no desempenho dos estudantes em atividades avaliativas:

 - “A criação desse laboratório de informática é de fundamental importância. A partir dele, os alunos de Gestão em Recursos Humanos, por exemplo, tiveram acesso prático aos conceitos de hardware e software e compreenderam a utilidade do armazenamento de dados em nuvens. Eles puderam acessar suas contas de GMAIL e observar na prática a importância dessa ferramenta na vida profissional”, explicou.

 Já nas disciplinas da área de licenciatura, os futuros educadores tiveram uma exposição sobre o perfil do professor digital, com a possibilidade de uso de ferramentas tecnológicas que auxiliam na construção de planos de aula, atividades, métodos avaliativos, entre outros:

 - “Nas aulas de Pedagogia, Matemática e Biologia, os estudantes puderam acessar o Portal do Aluno e outras ferramentas de utilização do profissional da Educação no dia-a-dia. A partir daí, compreenderam na prática como funcionam essas ferramentas e como podem ser utilizadas na formatação de um plano de aula bem feito, com atividades, métodos de avaliação, etc”, disse.

 PARCERIA DE SUCESSO


 O laboratório de informática da FAMASUL/FACIP é resultado de uma parceria de sucesso firmada entre a AEMASUL (Autarquia Educacional da Mata Sul) e o IFPE (Instituto Federal de Pernambuco), em novembro de 2017. No dia da inauguração, o presidente da Autarquia, professor Marcos Roque, destacou a importância do projeto e já prenunciava a utilidade do espaço no processo de formação acadêmica:

  - "Essa não é uma conquista apenas da AEMASUL, mas de todos aqueles que lutam diariamente por dias melhores nas duas instituições de ensino. A partir desse momento, professores e alunos terão acesso a computadores modernos e uma internet de qualidade para desenvolverem, juntos, o conhecimento científico. Então vamos comemorar juntos e aproveitar essa oportunidade que se abre para todos”, explicou.

 O laboratório funciona durante toda a semana letiva e pode ser utilizado, com prévio agendamento junto à Secretaria Geral de Cursos, por todos os professores das IES.

 

 

Copyright © 2018 Famasul - todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rodrigo TI