Publicada em 26/04/2018.
NOVAS PARCERIAS PARA AS AUTARQUIAS DE PERNAMBUCO

Na sexta-feira, 20 de abril de 2018, a ASSIESPE promoveu a 1ª Reunião da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior – ANIMES, na cidade do Recife, com a presença dos 13 presidentes das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco, acompanhados de vários dirigentes das Faculdades. A AEMASUL se fez presente na pessoa do Professor Marcos Roque e do Prof. Flávio Miranda. A pauta do evento foi: 1)Proposta de Educação à Distância; 2)Editais do PIBID e Residência Pedagógica; 3) Programas de Mestrado e Doutorado e 4)Implantação de cursos de Medicina pelas Autarquias de Pernambuco junto ao CEE. Estiveram presentes para promover o debate o professor Antonio Habib, Presidente da     ASSIESPE e da FACAPE/Petrolina, o Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, Professor Ricardo Chaves e o Presidente da ANIMES, Dr. Marcos Bassi, Presidente da Autarquia de São Caetano – SP, junto com todos os membros da diretoria da nova associação, além de outros convidados.

Pela manhã, a reunião contou com a palestra do Dr. Carlos Lanuzza, diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que destacou sobre a importância das Autarquias para a formação docente no Brasil e acrescentou, ainda, que o MEC reconhece essas IES e que tem reforçado a garantia da inserção destas instituições nos editais da Residência Pedagógica e do PIBID. Ainda pela manhã, aconteceu palestra sobre a importância da oferta de Educação a Distância pelas Autarquias de PE e a experiência da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, por meio do Diretor de Pós-graduação, Silton Romboli.

À tarde, os representantes das IES municipais de São Caetano do Sul e Dracena, José Lúcio Machado e Edson Kai, socializaram experiências com os Programas de Mestrado e Doutorado e da oferta do curso de Medicina.

A reunião trouxe um saldo positivo para as Autarquias, pois serão ofertados vários cursos de pós-graduação EAD, através da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, inclusive com pagamento de um percentual para as Autarquias; e ainda, o fortalecimento das Instituições pernambucanas a nível nacional, após a filiação na ANIMES.