Publicada em 08/06/2018.
FAMASUL e FACIP, parte da história de Palmares e da Mata Sul

 

 

Desde sua criação, na década de 70, a instituição é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento econômico e intelectual do povo palmarense.

Palmares comemora, em 2018, 139 anos de história emancipatória e de progresso na região da Mata Sul pernambucana. Conhecido como a Terra dos Poetas, o município se notabilizou por ser o principal polo econômico da região, compreendendo também os municípios da Mata Norte de Alagoas. E essa história de sucesso está intimamente ligada à criação de seu principal centro educacional de nível superior: A Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL).

Criada em 22 de junho de 1970, período em que o país vivia, ao mesmo tempo, o auge da Ditadura Militar e um desenvolvimento econômico em larga escala na produção do açúcar, a FAMASUL tornou-se a principal referência de toda a região na formação de docentes de diversas áreas. Hoje, professores diplomados na instituição espalham o conhecimento adquirido como mestres e doutores lecionando na própria instituição e nos quatro cantos do mundo.

É o caso do professor Ademauro Gomes, da cadeira de Teoria Literária e Literatura Brasileira do Departamento de Letras. Educador há pouco mais de duas décadas da faculdade, ele enfatiza a importância da IES na formação docente pernambucana:

- “Por quase cinco décadas, a FAMASUL se destaca como principal agência de formação de professores da Mata Sul e Norte das Alagoas. Com certeza, durante esse tempo, é incalculável a contribuição que essa faculdade tem prestado ao desenvolvimento sociopolítico e cultural a dezenas de municípios circunvizinhos.", relatou.

A FAMASUL conta com uma competente e qualificada equipe de professores especialistas, mestres e doutores, com todos os cursos autorizados pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) e registrados no Ministério de Educação (MEC). Atualmente, a instituição oferece cursos nas áreas de Letras, Matemática, História, Ciências Biológicas, química e Pedagogia.

CRIAÇÃO DA FACIP

Ampliando ainda mais o compromisso com a educação superior, a AEMASUL, autarquia autorizada a administrar a faculdade, criou a FACIP (Faculdade de Ciências Sociais de Palmares), trazendo o inédito curso de Administração para a Mata Sul. Na visão do professor Marcos Roque, presidente da Autarquia, a criação do FACIP há 13 anos aqueceu o mercado de trabalho desde 2004:

- “A FAMASUL, que sempre prestou serviço inquestionável na formação de professores, ganha uma irmã que, sem dúvidas, ampliou o potencial mercadológico na área de administração de empresas. Hoje, todos os municípios da Mata Sul de Pernambuco e Norte de Alagoas contam com profissionais de qualidade administrando seus próprios negócios ou em empresas públicas e privadas graças a essa iniciativa pioneira da FACIP”, disse.

Enchendo Palmares de orgulho em 48 anos de história honrosa e de inquestionável prestação de serviços a toda a região, a FAMASUL subscreve-se como identidade genuína do povo palmarense, que a ama e torce por ela diuturnamente. Ao lado da FACIP, mais nova, porém com significativa atuação na qualificação de profissionais para o mercado, o município continua prosperando ainda mais, fazendo valer o que diz o seu hino: “Terra de Cultura e de grandeza, no mundo não havendo igual assim.” Salve os 139 anos da gloriosa  Palmares, terra de homens e mulheres que lutam por liberdade, justiça e cidadania.

 

 

 

 

 

Copyright © 2018 Famasul - todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rodrigo TI