Publicada em 22/06/2018.
FAMASUL, 48 ANOS DE HISTÓRIA E COM A MISSÃO DE FORMAR PROFESSORES COM QUALIDADE

 

Em quase cinco décadas, a faculdade vem cumprindo, com honra e competência, a missão de formar educadores sérios e comprometidos com a Educação Escolar.

 

 

 

O dia 22 de junho é uma data muito especial para a educação e para os professores da Mata Sul de Pernambuco e Norte das Alagoas. É que nesse mesmo dia, no ano de 1970, nascia oficialmente, por decisão do Prefeito dos Palmares Milton D´Emery, aquela que seria, até os dias atuais, a principal instituição de formação superior em toda a região: a Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL). Em 2018, a faculdade comemora 48 anos de inegáveis e inestimáveis serviços prestados ao ensino infantil, fundamental e médio.

No início, a FAMASUL foi criada com o objetivo de suprir a enorme demanda de formação de professores, tanto nos municípios da Mata Sul e Litoral Sul de Pernambuco, quanto da Mata Norte e Litoral Norte de Alagoas, considerando que faltavam professores para as escolas municipais e estaduais. Como o município de Palmares apresenta uma posição geograficamente privilegiada, foi escolhido como a sede dessa nova instituição de ensino, pois se encontra no centro dos principais municípios da região.

A implantação desse projeto, posto em prática já na década de 70, produziu resultados satisfatórios até hoje. Ao longo de quase cinco décadas, a instituição já formou dezenas de milhares de professores nas áreas de Letras, Matemática, História, Química, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia, muitos dos quais ainda lecionam ou dirigem a faculdade, num elo de profissionalismo, mas também de fraternidade.

É o caso do professor Flávio de Miranda Oliveira, atual diretor pedagógico da FAMASUL. Para ele, a IES sempre vai desempenhar um papel preponderante no mercado educacional de toda a região:

- “ Cheguei na FAMASUL ainda como estudante, em meados dos anos 80 do século XX. Em 1987 fui convidado pela gestora da época, Profª. Lúcia Paiva ( in memoriam ) para lecionar determinadas disciplinas na área das Ciências Sociais. Ao longo das décadas, ocupei o cargo de Presidente da AEMASUL, em 1990, e no período de 2000 a 2004, exerci a Direção Geral da FAMASUL, função que voltei a exercer a partir do ano de 2017. A história desta significativa Instituição de Ensino Superior sempre foi marcada por grandes desafios, avalio que o maior e o mais importante deles, está no compromisso de formar bons professores para a educação básica, considerando que, uma cidade e o seu povo poderá almejar o tão desejado desenvolvimento econômico e social, se priorizar políticas públicas pautada no ensino, na educação e na cultura. Essa agenda é o que tem feito há quase meio século a FAMASUL. “, disse.

Mesmo com os desafios de ordem econômica enfrentados pelo país, que gera reflexos negativos na educação superior em todo o território nacional, a FAMASUL mantém dignamente a sua qualidade, oferecendo uma formação qualificada e competente, com cursos regulares autorizados pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) e com diploma reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Contando com uma competente equipe de professores especialistas, mestres e doutores, ao lado de bons servidores administrativos, e possuindo uma infraestrutura adequada para os estudantes, que buscam uma solida formação nas licenciaturas, a FAMASUL sempre manterá sua honrosa missão de defender a bandeira da Educação Superior, militando em prol de uma região mais forte e de um país mais digno às futuras gerações. Parabéns pelos seus 48 anos!

 

 

 

 

Copyright © 2018 Famasul - todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rodrigo TI