Publicada em 10/08/2020.
A BUSCA PELA FELICIDADE - Videoconferência

“A busca pela felicidade em tempo de pandemia”. Este foi o tema da videoconferência ministrada pelos professores GUSTAVO LEITE e VLADYA LIRA (10/8/20, 19h30-20h30), pelo Instagram @aemasul. O público-alvo, que chegou ao pico de assistência de 248 internautas, constituiu-se, basicamente, de estudantes das duas instituições de ensino superior.

A diretora da Famasul-Facip, Jacqueline Oliveira, abriu a transmissão on-line desejando a todos um semestre promissor, ao tempo que apresentou grande otimismo quanto à qualidade das atividades pedagógicas. Jacqueline confirmou que tudo está pronto para que este semestre tenha pleno êxito: o horário dos professores e o planejamento pedagógico já estão elaborados. Enfim, a Famasul e a Facip se renovam para atender melhor à classe estudantil.

O professor Gustavo afirmou que é possível ser feliz nos tempos atuais, pois a felicidade não é algo contínuo nem permanente, mas pode ser encontrada nos gestos simples como no agradecimento diário ou no preparo de um cafezinho. É relevante, para compreender o momento de distanciamento social que estamos vivendo, disse Gustavo, saber dar sentido à vida, diante de tantas perdas e tantos aprendizados, pois existem oportunidades e devemos aproveitá-las. Entender, também, que felicidade é um estado de espírito é necessário, como necessário também é perceber que somos convidados a nos reiventar nas horas difíceis.

Na opinião da professora Vladya Lira, a Famasul e a Facip conseguiram corresponder às demandas do momento, através de atividades on-line e da criação de plataforma digital. Disse ainda que é preciso ressignificar a profissão de cada um, encontrar nova forma de estar com as pessoas, no ambiente de trabalho, em casa, na escola. Segundo ela, “é importante celebrar o momento da conquista. Às vezes, buscamos tanto por um objeto e quando o alcançamos, nos esquecemos de valorizar. É preciso saborear esse momento. Festejar o que se conquistou e avançar, traçando novas metas e novos objetivos. Devemos aproveitar essa situação e valorizar mais nossas famílias, fazer algo diferente para os que estão ao nosso redor.” No entendimento de Vladya, a espiritualidade é condição que merece muita importância, diante das dificuldades. Mas uma espiritualidade compreendida num processo mais amplo, onde as pessoas lançam um olhar acolhedor sobre si mesmas e sobre os outros.

A conferência serviu para refletir mais intensamente sobre a pandemia que estamos atravessando e como sair dela fortalecidos. Destacamos, portanto, três opiniões dos tantos elogios que apareceram no durante da transmissão:

“Eu aprendi tantas coisas, entre elas, a importância que têm meus filhos. É o que tenho de mais importante nesta terra (elizabethelimasilva2011); Vamos tirar aprendizado de tudo isso e sair mais fortes (zerlany_gomes16); e fernandoalmeida808: Uma verdadeira aula de reflexão. Parabéns, mediadores”.

Por fim, os conferencistas frisaram que as possibilidades estão aí, mesmo diante dos desafios, precisamos aproveitar bem, porque nós somos artistas de nós mesmos.

Parabenizamos a Gustavo Leite e Vladya Lira pela excelente conferência!

© 2020 Famasul - todos os direitos reservados.