Publicada em 07/07/2017.
Professor de Matemática da FAMASUL conclui doutorado no Rio Grande do Sul

Com quase 20 anos de atuação docente na Faculdade, o professor Lourival Gomes agora é o sexto docente com doutorado da instituição.

A FAMASUL agora conta com mais um docente com alto nível de pós-graduação. Após anos de pesquisa dentro do campus universitário na área de avaliação, o professor Lourival Gomes, do Departamento de Matemática da instituição, defendeu a tese de doutorado e recebeu direito legal de ostentar a elevada titulação. Com ele, o currículo da Faculdade agora conta com seis professores de mesmo nível stricto sensu, além de 11 com mestrado.

A tese foi defendida na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e abordou o tema “As concepções dos professores de Matemática e Química sobre os erros das avaliações de aprendizagem na FAMASUL”. Com quase 20 anos de atuação docente na Faculdade, a experiência o levou a buscar compreender quais os erros mais comuns nos processos avaliativos de desempenho dos alunos em formação acadêmica e como desenvolver práticas de avaliação baseadas em conceitos modernos e avançados de ensino e de aprendizagem.

Para o Professor Dr. Lourival Gomes, a pesquisa nessa área ampliou bastante sua compreensão teórica e prática sobre processos mais proficientes de avaliação pedagógica e, certamente, ajudará os colegas a buscar métodos mais eficazes de aferição de aprendizagem, sobretudo nas áreas de Matemática e de Química:

- “Eu acredito que minha pesquisa ampliou significativamente os meus conhecimentos sobre avaliação de aprendizagem e que será muito útil na minha atuação docente. Esse é um processo complicado, mas, quando se tem informações do que é avaliar em cima do que é ensinar e aprender, acredito que isso será importante para os docentes”, disse.

GANHOS PARA A INTITUIÇÃO

Questionado sobre como analisa a importância para a Famasul, especialmente para os Departamentos de Matemática e de Química, de ter mais um professor com nível de doutorado, ele argumentou que há ganhos muito positivos para ambos, como o aumento de recursos financeiros e notificações positivas para os cursos de Matemática e de Química por parte do Ministério de Educação:

- “Isso é importante, pois é uma exigência do MEC, traz recursos para a Faculdade, notificações positivas para os cursos e, acima de tudo, o reconhecimento do aluno e da instituição”, explicou.

Com atuação de quase duas décadas na docência, o professor Lourival Gomes já exerceu o cargo de diretor da FAMASUL no biênio 2013-2014. Com ele, a intituição agora conta com seis docentes com nível de doutorado.

Para ter acesso à íntegra da tese de doutorado do Professor Dr. Lourival Gomes, basta clicar aqui.

Copyright © 2017 Famasul - todos os direitos reservados.