Publicada em 06/09/2017.
Departamento de Biologia realiza palestra sobre Desenvimento Sustentável

O objetivo foi discutir metas e atitudes que criem uma consciência ecológica através da prática educacional.

O Departamento de Ciências Biológicas da FAMASUL realizou, na noite de terça-feira (05/09), um ciclo de palestras em comemoração à Semana do Biólogo. O evento ocorreu nas dependências da Biblioteca Ascenso Ferreira, no campus universitário, e discutiu estratégias de ação dos profissionais da área na busca por um desenvolvimento global sustentável.

Durante três horas, estudantes de todos os períodos do curso de Ciências Biológicas assistiram a palestras sobre o descarte de frituras no solo e o papel profissional do biólogo e do professor de Biologia no sentido de promover, no estudante e na sociedade em geral, a consciência de preservação do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável.

Para o professor Severino Henrique, que ministrou a palestra “Os desafios dos docentes de Biologia frente às questões ambientais contemporâneas”, o professor da disciplina deve estar preparado para alicerçar ao seu discurso pedagógico, um discurso de viés político, de conscientização, sobretudo num momento em que um presidente de uma grande nação, como os EUA, nega a existência do aquecimento global:

- “O papel do docente de Biologia nesse contexto é, de fato, trabalhar o indivíduo, o estudante, para que ele tome consciência da necessidade urgente de transformar o nosso planeta. Para isso, é preciso que ele perceba o seu entorno e se tornar co-responsável por uma sociedade compromissada com o desenvolvimento sustentável”, disse.

Além do professor Severino Henrique, também palestraram o professor Dweison Nunes, com o tema “Os desafios do biólogo frente às questões ambientais contemporâneas”, e a técnica da empresa ASA, Thaísia Venância, que desenvolveu o tema “Mundo limpo, vida melhor: coleta seletivade óleo de fritura”.

O evento contou com a participação e abertura oficial do Prof. Ms. Valbam Carvalho, coordenador do Departamento de Ciências Biológicas e do Prof. Flávio de Miranda, diretor pedagógico da FAMASUL. Além deles, participaram da mesa de honra o Prof. Dr. Ednaldo Gomes e a Profa. Dra. Cleidiana Bezerra.

Copyright © 2017 Famasul - todos os direitos reservados.