Publicada em 14/09/2017.
Colegiado da FAMASUL e da FACIP reúnem-se para discutir planejamento pedagógico

A reunião, que faz parte do calendário acadêmico das duas IES, discutiu a adoção de novas diretrizes de ensino e uso de tecnologia no registro das aulas.

Professores, coordenadores de todos os cursos de Licenciatura da FAMASUL e do curso de administração da FACIP, juntamente com os funcionários que dão suporte nos setores acadêmico e financeiro, participaram na noite de 06 de setembro, de uma reunião de trabalho para debater os rumos pedagógicos e avaliar alternativas que proporcionem uma melhor aprendizagem.

Entre os temas abordados, foram apresentadas questões que não são recentes, porém é importante refletir porque faz parte da prática pedagógica do professor: tornar as aulas mais dinâmicas e motivadoras; Planejar o tempo da aula; Cobrar do aluno resultados; organizar as avaliações seguindo o modelo do ENADE; planejar e implementar as ANPs com um roteiro bem didático, dentre outros assuntos.

Outro tema abordado e que aponta para uma inovação pedagógica é a implementação, na Plataforma “online” da FAMASUL/FACIP, do registro dos conteúdos curriculares, dos Planos de Ensino e das horas/aulas dadas. Essa medida além de agilizar o trabalho didático do professor, contribui para os coordenadores e a direção acompanhar o que está sendo trabalhado em sala de aula, com mais precisão e planejamento.

Outro ponto discutido na noite foi uma avaliação aplicada, onde cada professor presente respondeu algumas questões sobre como está trabalhando a metodologia das ANPs (Atividades Não-Presenciais), neste 2º semestre de 2017. Este levantamento é mais um subsídio para ajudar na consolidação dessa prática que vem ocorrendo nas duas IES desde 2016.

Dando continuidade, a profª Albertina Melo, coordenadora das práticas pedagógicas, entregou o documento oficial que trata das diretrizes a serem vivenciadas em todos os períodos dos cursos da FAMASUL referente às Práticas Pedagógicas. Ao mesmo tempo, em outra sala, os professores da FACIP, sob a coordenação do prof. Valério, discutiram a composição da Congregação da FACIP, escolhendo os docentes que irão compor este Colegiado.

No final da reunião, o Colegiado foi informado sobre os pontos acordados na última reunião com a AEMASUL que tratou de assuntos financeiros, onde o Sr. Marcos Roque, Presidente da Autarquia, apresentou o atual contexto das receitas e despesas da Mantenedora. Esse assunto, coordenado pelo professor Lúcio Passos, presidente do SINSEMPAL (Sindicato dos Servidores Municipais de Palmares), abordou algumas propostas que poderão ser vivenciadas pela AEMASUL referente aos meses de salários atrasados, fazendo o que foi feito, por exemplo, pelo governo municipal em relação ao atraso dos salários dos aposentados.

O prof. Lúcio requereu ainda dos presentes que escolhessem o substituto do prof. Lindberg na Comissão de Monitoramento que analisa, sugere e delibera, quando necessário, sobre assuntos econômicos da AEMASUL; o nome escolhido por unanimidade foi o da profª Albertina Melo.

Copyright © 2020 Famasul - todos os direitos reservados.