Publicada em 20/10/2017.
Comunidade acadêmica realiza Seminário Institucional na FAMASUL/FACIP

O objetivo do evento foi discutir e traçar os novos rumos acadêmicos e administrativos de ambas as instituições, com foco em 2018.

No decorrer da tarde e noite da quinta-feira, 19 de outubro de 2017, muita reflexão, discussões e propostas acadêmicas relevantes para a FAMASUL e FACIP, ocorreram, através de contribuições dos representantes dos professores, estudantes, técnicos administrativos da instituição, do Governo Municipal, do SINSEMPAL, da Secretaria Municipal de Educação, da Gre Mata Sul, do Poder Legislativo e do Conselho Municipal de Educação, durante o Seminário Institucional FAMASUL E FACIP QUE A GENTE QUER VER: ANÁLISE, SUPERAÇÃO E NOVOS CAMINHOS. Durante várias horas de palestra e discussões em grupo, a plenária construiu e deliberou um documento com ideias que visam melhorar as atividades educacionais, administrativas e financeira da Mantenedora e das duas Faculdades, possibilitando que um novo tempo seja vivenciado pela comunidade acadêmica.

O principal palestrante da noite foi o Dr. Adriano Fábio Cordeiro, assessor da ASSIESPE (Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco), que apresentou a palestra intitulada “Autarquias de Ensino Superior de Pernambuco e seus relevantes serviços educacionais”. Por cerca de duas horas de um descontraído bate-papo, ele falou sobre a origem das autarquias educacionais em Pernambuco, a localização estratégica e os relevantes serviços prestados ao longo das décadas na formação de professores e de outros profissionais, contribuindo para o desenvolvimento de Pernambuco.

Num dado momento, ele enalteceu o trabalho de 47 anos de atividade acadêmica da FAMASUL na Mata Sul pernambucana, destacando o seu pioneirismo na região e em todo o estado de Pernambuco: “47 anos não são pouca coisa, marca uma história tradicional, que conquistou um repeito grande ao longo do tempo. Se essa instituição hoje goza de credibilidade, deve isso a si mesma, a sua própria história fala por si”, disse.

EIXOS TEMÁTICOS

Após a palestra, os participantes se dividiram em oito eixos temáticos, com o propósito de discutir e propor ideias que ajudem no planejamento acadêmico e administrativo da Facip e Famasul durante o ano de 2018. Os eixos temáticos foram: Vestibular 2018.1, Consolidação da Pós-graduação Lato Sensu, Nova Política de Mensalidades, Novas bolsas do PROUPE, Bolsas da Prefeitura, Concurso Público, Convênios e Parcerias (Pública/Privada), ENADE – Ações de Ensino e Extensão.

Cada grupo teve a incumbência de desenvolver por escrito, durante uma hora e meia, propostas dentro de cada eixo temático. Depois dessa etapa, todos se reuniram novamente para expor as ideias discutidas, ouvir as críticas e sugestões e, a partir daí, criar um documento coletivo, aprovado pela maioria em plenário.

O Seminário foi concluído com a formação de uma Comissão paritária que terá a responsabilidade de orientar, debater, analisar e, principalmente, garantir que as deliberações do Seminário sejam executadas pelo Presidente da AEMASUL e pelo Gestor da Famasul e da Facip, considerando as condições financeiras e o conjunto das ações pedagógicas de ambas IES, no decorrer do ano de 2018. Ficou também decidido, que em outubro de 2018 ocorrerá o 2º Seminário Institucional para analisar os avanços conquistados e propor novas medidas para 2019.

Copyright © 2020 Famasul - todos os direitos reservados.