Publicada em 05/12/2017.
PROUPE/BOLSAS

Bem vindos ao sistema de informação do PROUPE - Programa Universidade para Todos em Pernambuco.

É um programa do Governo do Estado de Pernambuco, criado em 2011, que promove a interiorização do Ensino Superior como política de desenvolvimento regional. Para isso, concede bolsas de estudo para alunos de autarquias municipais de Ensino Superior sem fins lucrativos no Estado, distribuídas uniformemente nas 12 microrregiões pernambucanas.

A partir de 2018, 60% das bolsas concedidas pelo Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe) serão destinadas às áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias, Matemática e Computação (STEM+C). A medida foi oficializada nesta quarta-feira (18.10), com a alteração da Lei Estadual nº 14.430, de 30 de setembro de 2011, sancionada pelo governador Paulo Câmara, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas. A mudança prevê ainda que, a partir de 2020, a oferta dessas vagas aumente para 70%.

A reformulação baseia-se na necessidade de preparar os pernambucanos para as transformações em curso no mundo, assegurando condições para uma economia e sociedade digitais aptas a elevar a qualidade de vida e garantir a prosperidade econômica.

Desde que foi lançado, em 2011, o Proupe já beneficiou uma média de 8.800 alunos com bolsas mensais, resultando num acúmulo aproximado de 17 mil estudantes atendidos. Nesse período, o investimento total foi de R$ 97, 5 milhões.

O Proupe tem como objetivo elevar o patamar da educação superior nas diversas regiões do Estado e contribuir com a formação de professores para incentivar a inserção no mercado de trabalho dos jovens pernambucanos que residem no interior, possibilitando com isso o incremento de renda e melhoria de suas condições de vida.

O PROUPE E A AEMASUL


O PROUPE tem como objetivo principal elevar o patamar da Educação Superior nas diversas regiões do Estado e contribuir com a formação de professores.

O Programa incentiva a inserção no mercado de trabalho dos jovens pernambucanos que residem no interior, possibilitando com isso o incremento da renda e melhoria das condições de vida desses jovens. Nesse Sentido, a Autarquia Educacional da Mata SUL – AEMASUL, mantenedora das Faculdades FAMASUL e FACIP, por intermédio da Comissão Local de Avaliação - CLA, tem se esforçado ao máximo para a concretização das ações do PROUPE, colocando-se sempre à disposição, dialogando com a comunidade acadêmica e a sociedade civil organizada.

A Candidatura à bolsa exige que o aluno seja egresso de escola pública ou tenha cursado em escola privada na condição de bolsista integral. O critério do mérito é rigorosamente observado, tanto para o ingresso, das notas do vestibular, quanto para manutenção do benefício, observado o prazo máximo para a conclusão do curso de graduação, que dependerá do cumprimento de requisitos de desempenho acadêmico, conforme regulamentações abaixo identificadas:

# LEGISLAÇÃO 

Lei nº 16.166, de 19 de outubro de 2017 - Requalifica o Programa Universidade Para Todos
Decreto nº 45.393, de 29 de novembro de 2017, que requalifica o PROUPE nas Autarquias Municipais de Ensino Superior do Estado.
Acesse área de Downloads

 
#Contrapartida Educativa 
#Anexos
#Mais Informações: Acesse:
www.secti.pe.gov.br
Copyright © 2018 Famasul - todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rodrigo TI